Como andar no Metrô de São Paulo + Dicas

janeiro 03, 2020

Nos últimos dias parei pra pensar em informações que, pra nós, paulistanos, parecem óbvias mas parecem ser bem complicadinhas para turistas que vem de outras cidades/estados ou países... Reuni essas informações em alguns posts e este será um post central, pois muitas vezes menciono o metrô como uma das melhores formas de locomoção para diversos pontos da cidade.

É difícil andar no metrô de São Paulo?
Pode parecer que sim, mas não fique com medo... Existem diversas informações e pessoas preparadas para tirar sua dúvida caso seja necessário. Inclusive nós, os próprios usuários do metrô podemos ajudar, não fique com vergonha de pedir informações! Eu mesma que pego metrô desde pequena preciso, as vezes, conferir o mapinha pra ver se uma estação fica no sentido Jabaquara ou Tucuruvi ou se aquela plataforma é sentido Vila Madalena ou Vila Prudente rsrs (coisa de todo paulistano).


Falando em linhas... O metrô possuí 5

Linha 1 Azul: Vai da estação Tucuruvi até Jabaquara 
(a primeira e mais antiga linha do metrô)
Linha 2 Verde: Vai da estação Vila Madalena até Vila Prudente
(a mais calminha, na minha opinião)
Linha 3 Vermelha: Vai da estação Palmeiras/Barra Funda até Corinthians/Itaquera 
(a linha onde moro PESADELO)
Linha 4 Amarela: Vai da estação Butantã até a Luz 
(linha onde todo mundo da linha vermelha, magicamente, se comporta)
Linha 5 Lilás: Vai da estação Capão Redondo até Largo Treze 
(a mais nova, não conheço, sem opinião formada rs)
Pra ajudar você a se situar, tenho um mapinha com as linhas do metrô + linhas de trem (pra não confundir sua cabecinha deixei as linhas do trem (CPTM) pra este post aqui).


Aqui um link atual do mapinha caso alguma estação seja aberta e este post esteja desatualizado.

Ok, já sabemos que é fácil situar-se dentro do metrô e saber qual linha/direção pegar para chegar até a estação que você precisa! Utilizando o Google e até perguntando pra recepção do hotel/hostel ou pessoa com uma carinha amigável é possível saber qual estação mais próxima do seu destino/origem.
Agora é hora de saber sobre seu funcionamento: O metrô funciona de domingo a sexta das 4h40 á 0h00. Aos sábados seu funcionamento vai até um pouquinho mais tarde, á 1h00 da manhã. Meu sonho é ter o metrô funcionamento 24hrs!

É importante lembrar que, caso você precise fazer uma integração (passar de uma linha para a outra) você precisa fazer isto até o horário limite (00hrs de domingo a sexta ou 1:00hrs aos sábados). 

No mais, as dicas que sempre dou são:


- Evitar o metrô nos horários de pico, em dias de semana, das 6h30 ás 8h e das 17h ás 19h, aproximadamente. 


- Ter atenção aos seus pertences: Cuidado com mochilas abertas, carregá-las á frente do corpo ou, em caso de metrô cheio, á mão. Ter cautela com celulares dentro de bolsos, principalmente bolsos traseiros.


- Respeitar o lado direito/esquerdo das escadas rolantes (costumamos deixar o lado esquerdo das escadas livre para pessoas que estão com um pouco mais de pressa e precisam subir. Se você parar ali, provavelmente alguém vai parar atrás de você com uma carinha feia e você estará engarrafando a passagem.  


- Compre seu bilhete de com antecedência: Os guichê/maquinas costumam ter filas, então é legal antecipar-se e garantir sua passagem. Se for utilizar o metrô/ônibus com frequência em sua visita á cidade, vale a pena adquirir o bilhete único.


- Diversos pontos turísticos ficam próximos á estações do metrô, e também se pode contar com acessos ás rodoviárias do Tietê, Barra Funda e Jabaquara, sem falar da integração de trem para o aeroporto de Guarulhos.


- Olhe pra cima: Fique sempre de olho nas placas, elas ajudam bastante na hora de nos situar sobre sentido da linha e as integrações que existem nelas. Em toda estação você também encontra um mapa como este que ilustra o post, não tem erro!



E aí, me conta, como foi sua experiência no metrô que é considerado um dos melhores do mundo?

You Might Also Like

1 Comentaram