Como andar de Trem em São Paulo + Dicas

janeiro 03, 2020

Falei um pouco sobre como andar de metrô na capital de SP aqui, mas é importante frisar que também possuímos linhas de trem (também conhecido como CPTM), como uma opção para locais um pouco mais distantes da Capital Paulista. 



Linha 7 – Rubi
Vai da estação Luz até Jundiaí. Lembra da estação Palmeiras Barra-Funda, que também esta na linha vermelha do metrô como disse neste post aqui? Então, elas se integram e você pode passar de uma para outra, gratuitamente, apenas observando alguns detalhes que eu vou dizer mais á frente!

Linha 8 – Diamante
Vai da estação Júlio Prestes até Itapevi, com extensão entre as estações Itapevi e Amador Bueno como é possível ver naquela "emenda" no mapa. Faz conexões com outras 2 linhas, a Vermelha do Metrô (Estação Palmeiras Barra-Funda) e a Linha 9 -Esmeralda.

Linha 9 – Esmeralda
Essa linha vai da Zona Oeste à Zona Sul (estação Osasco até Grajaú), faz conexão com outras 3 linhas: A Diamante (CPTM), Linha Amarela (Metrô) e Linha Lilás (Metrô).

Linha 10 – Turquesa
Essa linha faz o trecho Brás até Rio Grande da Serra. Ela liga a região central de SP até a região do ABC Paulista, cruzando a região sudeste do município de São Paulo e os municípios de São Caetano do Sul, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. 

Linha 11 – Coral
A Linha Coral é similar á linha vermelha do metrô. Super saturada! Vai da estação Luz até Estudantes. Em horários de pico os trens se revezam. Alguns levam os usuários até Guaianases (uma estação mais ou menos no meio da linha, e volta. Uma pequena tática para tentar driblar o volume de passageiros. É conhecida como Expresso Leste no trecho de Luz a Guaianases. Isso por que o trem não para em todas as estações como acontece com o metrô. Ele sai da Luz, para na estação Brás, depois em Tatuapé (integração com a linha vermelha do metrô) e após isso segue direto até a estação Itaquera o que nos faz economizar tempo na viagem.

Linha 12 – Safira
A Linha Safira interliga as estações Brás / Calmon Viana.

Linha 13 – Jade
A Linha Jade interliga as estações Luz / Aeroporto de Guarulhos. Possui somente quatro estações. É a mais nova linha da CPTM e auxilia os usuários do aeroporto.


Como disse no início do post, é importante se atentar á algumas informações para conseguir realizar a integração entre metrô e trem (metro e CPTM) de forma gratuita. Temos duas estações no metrô de SP que tem horários diferenciados para a integração gratuita. São elas Corinthians Itaquera e Tatuapé. Os horários da integração gratuita são: Das 10h ás 17h e das 20h ás 00:00. Caso chegue em horários fora estes citados, será necessário pagar a passagem para entrar no trem e vice-versa.


Como dicas, posso citar as mesmas do post feito sobre o metrô de SP, apenas reforçando o cuidado com seus pertences e horários de embarque. Priorize vagões com mais pessoas em horários extremos (muito cedo/muito tarde). O esquema de segurança da CPTM é diferente da do Metrô. É necessário tomar um pouco mais de cuidado nas plataformas e trens, principalmente quando eles se deslocam para destinos mais afastados da capital. 

Você turista, já teve alguma experiência boa ou ruim nos trens de SP?

You Might Also Like

0 Comentaram