Não seja de cristal, seja um lindo vaso de barro!

maio 13, 2019




Sempre fui muito sensível ao que as pessoas falavam pra mim e como elas falavam, mas nunca assumia isso. Ok, você precisa ter em mente como merece ser tratada, não aceitando menos, mas era justamente neste "critério" que eu estava um pouco equivocada. Minha mãe brincava comigo dizendo que eu era feita de "Cristal" e que se a gente não soubesse "pegar" quebrava fácil.
Depois de alguns acontecimentos na minha vida eu comecei a refletir sobre isso. 

Brigava com amigas de infância pois achava que elas estavam tendo "menos consideração" comigo do que eu achava que deveriam ter... Discutia com pessoas por conta de uma palavra infeliz, ou  por que colocaram uma frase durante uma conversa e eu peguei aquilo como ofensivo. Hoje vejo que, na realidade, aquilo era algo que tocava numa ferida que as vezes só eu enxergava. Pode reparar que na maioria das vezes "a carapuça serve" pois temos questões que nos ferem, mas o outro nem sabe disso. Não falou pra te ferir, mas você foi lá e se acusou, tomou aquela dor pra si culpando a pessoa por algo que é latente só dentro de você.

Há algum tempo orei pedindo que Deus me ajudasse a evoluir nessa questão. Tempos depois eu lia sobre alguns testemunhos onde diziam que quando você, por exemplo, ora pedindo pra ter mais paciência, Deus irá colocar em sua vida pessoas pra que você possa exercitar o hábito de ser paciente. E eu acho que coisas assim tem acontecido comigo. 

Eu costumava surtar após discutir com alguém, me afetava mais que o normal, eu trazia aquilo pra mim e remoía o que foi dito, sabe? Nunca adiantou nada quando tentavam me consolar dizendo: "Não liga pra o que fulano disse, não", "Não deixa isso te colocar pra baixo". Mas quando você passa a entender as pessoas, as coisas mudam de figura.

Discuti algumas vezes com uma amiga do trabalho, mas eu nunca conseguia ficar com raiva dela. Ela sempre dividiu com o time histórias sobre a sua vida e passamos a conhecer muito sobre tudo que ela já passou. Ali, comecei a entender muito sobre a sua personalidade. Discutimos uma, duas vezes e na terceira eu pensei: Pera aí! Tem algum aprendizado pra mim aí.

As pessoas não conhecem o seu mundo interior.
Todos nós somos uma fantástica e complexa caixinha repleta de experiências, traumas, merdas que aconteceram, alegrias, felicidades, momentos bons e ruins. Relacionar-se é pisar em ovos o tempo inteiro, andar com os olhos vendados por um caminho que a gente não conhece! Só você conhece seus caminhos internos, ou outro não! Então caso ele pise num local errado você pode dizer: Ok, só tira o pé daí, por favor e segue adiante!

Não é pessoal. 
Não tome pra si tudo que te falam ou como falam, achando que a pessoa te odeia, que tem raiva de você ou quer te ferir. Ok, tem muita gente filha da &*%# por aí, mas a maioria só esta vivendo suas próprias lutas. Quando você, pavio curto, discute com alguém na fila do banco, do super mercado, ou no metrô, você só pega um ranço instantâneo e não questiona pelo que aquela pessoa vem passando, quem ela é, como ela foi criada... Muito de como uma pessoa te trata é reflexo de toda a bagagem que ela carrega. Não trata-se de você. Aquela é a única forma que ela aprendeu a ser ou a extravasar sentimentos, se expressar, se defender!

Refletir um pouco sobre tudo isso tem me ajudado a viver com as pessoas que me cercam e as que chegam em minha vida. Melhor ainda, tem me ajudado a não sofrer por pouco, a seguir com meu coração mais leve. Aconselho a você também, exercitar esse tipo de reflexão pra que seja útil em um momento de tensão.

A nossa paz é a gente quem desenha e só cabe a nós, permitir que os entulhos emocionais dos outros entrem façam peso na gente... 



You Might Also Like

0 Comentaram